post-edit

Backup automatico e copia de seguranca sempre atual

Backup automatico e copia de seguranca sempre atual
A boa prática do backup é indispensável, e o backup automático ajuda a manter a cópia de segurança sempre atual.

A perda das fotografias da tal viagem inesquecível, a perda dos vídeos do bebé que agora tem 27 anos, a perda do trabalho escolar, a perda do contato profissional... Estava tudo muito bem organizado no PC, e... até parece que evaporou  :(

São exemplos de situações em que nenhum utilizador de Pc quer estar envolvido.
Avaria no HD

Para que não volte, ou para que nunca deguste um dissabor destes ou parecido, a sugestão é que efetue as cópias de segurança com bastante regularidade.

A intenção de que tem que executar o backup (cópia de segurança) está e mantém-se presente no pensamento de cada utilizador do Pc, como a tarefa urgente e prioritária, pela noção plena que sabe do que está a arriscar.

Não vá o disco do PC apresentar entretanto alguma anomalia, e sem qualquer aviso prévio.


Mas o tempo não estica, só passa e passa e... É hoje! E não vai passar de hoje... é só efetuar este telefonema... Ora, o que é que eu estava para fazer?... Sei que era algo de importante, ou não?!


3 ideias para o backup regular


  • Arraste os arquivos um a um, para o disco de destino onde quer manter o backup (numa Pen drive, ou para um disco externo, ou em DVD, etc...).
De todo que não recomendo que mantenha arquivos backup em locais relacionados com o disco origem da informação, por exemplo numa partição do mesmo.


  • Envie os arquivos para uma Cloud (disco virtual online). A vantagem é que fica com acesso aos ficheiros, esteja onde estiver, em qualquer parte do mundo, desde que tenha acesso à Internet. É igualmente uma boa forma para libertar os cartões de memória da máquina de fotografia e de filmar:







  • Utilize um programa especifico de Backup automático. O backup pré programado e calendarizado,  isto é, o Backup automático deixa-o sem «o peso na consciência» de que tem os backups (cópias de segurança) em atraso. Antes pelo contrário, tem a noção de que mantém cópias de segurança atualizadas.
 Não esqueça da atitude preventiva de frequentemente confirmar que o Backup automático está a ser efetuado de forma correta:

O Cobian Backup automático


Fácil de utilizar, Licença de utilização gratuita, Completo, com idioma em Português, e Compatibilidade, são atributos que definem este software para cópias de segurança, o Cobian Backup.

Ambiente gráfico amigo do utilizador, executa a transferência dos arquivos para um dispositivo local (hd externo, pen drive, servidor, ou outro), permite o agendamento para o Backup automático (fantástico), e inclui a possibilidade para a conexão entre Pc's ligados em rede:

Backup automatico - Interface gráfica do Cobian Backup



    Apoio à instalação:


  1. Efetuado o download, faça duplo clique sobre o ícone do ficheiro transferido. Valide todas as opções que surgirem;
  2. Aguarde cerca de 1 ou 2 minutos, até surgir a janela de seleção do idioma em que pretende instalar, e marque a caixa de verificação para aceitar as condições. Clique em Próximo;
  3. Selecione a pasta para a instalação, por padrão C:\Program Files\Cobian Backup 11, e pode optar por marcar as 3 caixas de verificação. Clique em Próximo;
  4. Em Tipo de instalação, pode escolher Como um serviço, e Utilizar a conta de sistema local. Se pretende que inclua as opções em rede, tem que selecionar uma conta normal,  e preencher a identificação de utilizador. Marque a caixa Auto iniciar a interface de utilizador. Clique em Próximo, e Sim na mini janela que surge de seguida;
  5. Clique sobre o botão Instalar. Se surgir uma janela vermelha e branca, no canto inferior direito do PC (junto ao relógio), ignore, desaparece em breves segundos;
  6. Para concluir a instalação clique o botão Fim.


A primeira utilização:


Para iniciar o Cobian Backup (que já se encontra a funcionar em segundo plano), clique no ícone do aplicativo, no canto inferior direito do PC (junto ao relógio):Icone Cobian Backup automático
Configure o Cobian Backup, de acordo com o que pretende, local para guardar backups, agendar, entre outros.


Dica: 

Para programar um Novo backup, clique no atalho Nova tarefa

Atalho novo backup


Apoio adicional:

Para informação adicional, consulte o apoio disponibilizado no Website Cobian Backup:



E que tal, experimente e comente, este artigo é-lhe útil?


DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    0 comentários