post-edit

Atalho teclado propriedades de um ficheiro ou de uma pasta

Atalho teclado propriedades de um ficheiro ou de uma pasta
Uma das funcionalidades do atalho de teclado para o acesso às propriedades de um arquivo (pasta ou ficheiro) é por exemplo a opção para alterar o ícone gráfico que o representa.

Modificar o ícone a uma pasta, renomear, selecionar o tipo de programa que abre o ficheiro, verificar dados acerca do tamanho e localização, consulta sobre modificações e acessos ao arquivo, definição de atributos e permissões para edição e leitura, ocultar, indexar, encriptar, configurações de segurança e acesso,  alterar e remover informações pessoais, entre outros.



Atalho de teclado propriedades de um arquivo


Atalho de teclado propriedades de um arquivo
 Com um clique do rato sobre o arquivo (pasta ou ficheiro), ou com a tecla Tab, selecione o arquivo no Ambiente de trabalho (Desktop), ou no Explorador do Windows (Windows Explorer), acerca do qual quer aceder à janela de propriedades.

A ação de arquivo selecionado destaca sobre o mesmo um relevo e/ou uma cor diferente. 

Na imagem em baixo, o ficheiro selecionado com o nome Novo Documento está destacado com o relevo opato de cor branco.


 Em seguida, pressione  o atalho de teclado com as teclas  Alt+Enter , até ser apresentada uma janela que exibe as propriedades do ficheiro selecionado:

Janela de propriedades de um ficheiro selecionado no Ambiente de trabalho

 Navegue pelas abas (Geral, Segurança, Detalhes...), e explore as multiplas opções disponiveis, para editar e configurar o ficheiro com as definições que pretende.


Também pode clicar com o Botão direito do rato sobre o arquivo, ou usar a Tecla de aplicação com o arquivo selecionado, para aceder à janela de propriedades, selecionando a opção Propriedades.

De fato, o recurso e a habituação aos atalhos de teclado é uma boa prática, que torna o uso do sistema informático mais eficiente.



E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?


Sugestão de leitura:

DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    0 comentários