post-edit

Como criar um atalho de teclado para programas no Windows

Como criar um Atalho para programas no Windows
Ligar o computador e teclar uma combinação de teclas para, em uma fracção de segundos, aceder ao programa em que quer trabalhar, é de uma produtividade fantástica.

Este procedimento serve para qualquer programa existente no sistema operativo Windows, quer seja de origem, quer seja instalado pelo utilizador.

Criar um Atalho para os Aplicativos do Windows OS

Como atalho de exemplo, iremos criar o atalho composto pela combinação de teclas  Ctrl + Alt + U para o acesso imediato ao Windows Update.

O Windows Update é o aplicativo, serviço,  responsável em verificar junto dos servidores da Microsoft, sobre atualizações importantes e opcionais, para o sistema operacional Windows, e para mais alguns programas instalados no sistema (por exemplo o software do Mouse, Microsoft Office, entre outros).

A utilização deste recurso com regularidade, é um apoio importante para para que o sistema operativo Windows se mantenha saudável e funcional.

Siga estes passos para criar o respetivo atalho:

Passo 1 → Clique com o botão direito do rato numa área vazia do ambiente de trabalho, e selecione a opção Novo, seguido da opção Atalho:

Novo atalho

Passo 2 → Digite, ou copie e cole (Ctrl+C , Ctrl+V), este texto  %windir%\system32\wuapp.exe startmenu   no campo Escreva a localização do item, e clique o botão Seguinte:

Criar atalho

Passo 3 → Digite o nome  Windows Update  (ou outro  que queira) para o atalho no campo Escreva um nome para este atalho, e clique o botão Concluir:

Criar atalho

Passo 4 → Selecione e clique com o botão direito do rato sobre o ícone novo criado no ambiente de trabalho, com a etiqueta Windows Update, e escolha a opção Propriedades:

Propriedades de atalho

Passo 5 →
  • Selecione a aba Atalho;
  • Confirme que o campo Destino contém o texto %windir%\system32\wuapp.exe startmenu, e no campo Iniciar está o texto %windir%;
  • Clique no campo Tecla de atalho (que contém o texto Nenhum), e pressione a tecla  U  . Confirme de que ficou atribuído com o atalho Ctrl + Alt + U;
  • No campo Executar escolha a opção Janela normal;
  • Opcionalmente, no campo Comentário escreva um texto de comentário (ou deixe vazio), e ou clique o botão Alterar ícone... para atribuir um ícone ao atalho;
  • Clique sobre o botão Aplicar;
Se durante algum dos passos descritos, atrás ou mais á frente, surgir alguma caixa de aviso, a solicitar permissões de administrador, clique sobre o botão Continuar.


Chamada de atenção:

Para o atalho funcionar com o comando por teclas, neste caso o Ctrl + Alt + U, o atalho tem que ficar instalado no ambiente de trabalho.
  • Se não quer que o atalho apareça no ambiente de trabalho, não o elimine, clique na aba Geral, e vá para o passo 6;
  • Se por outro lado, prefere ficar com o atalho visível no ambiente de trabalho, clique sobre o botão OK, e vá para o passo 7:
Propriedades de atalho

Passo 6 → Na aba Geral, para que o atalho não fique visível no ambiente de trabalho, marque a caixa Oculto, e clique o botão Aplicar, seguido do botão OK:

Propriedades de atalho

Passo 7 → Pressione o atalho com as teclas Ctrl + Alt + U, para confirmar de que está a funcionar.
atalho de acesso ao Windows Update



E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?



DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    0 comentários