post-edit

Baterias... Devo ou Não Devo deixar descarregar?

Baterias... Devo ou Não Devo deixar descarregar?
Há uns anos atrás, quando aparecem os telefones celulares, era esse o nome deles, surgem também as primeiras teorias sobre como bem carregar a bateria.

As primeiras gerações de telefones celulares e de computadores portáteis, utilizavam baterias com a tecnologia Níquel Cádmio, e eram sobejamente conhecidas por viciarem com os carregamentos.

Mais tarde, surgem os «ultra-sofisticados» aparelhos equipados com as baterias em Ion de Lítio, aparelhos mais leves... Ainda recordo, que o detentor de um telefone celular com a bateria em Ion de  Lítio, simplesmente, «era o rei  do bairro».


Mas afinal, como é?

Descarga Total? Sim ou Não?



Escrevendo já pelo «em suma»... Coloque a recarregar quando estiver no quase, quase, a terminar a carga. E de vez em quando deixe que o aparelho desligue por ele próprio.

As baterias de Ion de Lítio não viciam, não há problema algum em colocar e retirar da recarga a qualquer ponto do consumo ou carga.

smartphone a carregar a bateria
No entanto, este tipo de bateria está limitada a ciclos de descarga completa, que dependendo das características e modo de utilização do aparelho, pode variar entre 300 a 500 ciclos.

Este número de ciclos é uma estimativa indicada pelos fabricantes das baterias e dos dispositivos, e pode variar consoante o tipo de aparelho e modo de utilização.

Ou seja, sempre que se processa uma descarga completa já era uma vida de bateria!

Se colocar o aparelho a carregar a bateria, em qualquer momento do consumo, o carregamento completa a capacidade de um ciclo com maior rapidez.

Portanto, e por uma questão de lógica, se adquirir o hábito de colocar a bateria para carregar, só quando o aparelho desliga por não haver mais energia para consumir, vai demorar mais tempo a atingir a ultima vida útil.

Assim, e também em conformidade com estudos publicados, que podem diversificar ligeiramente de fabricante para fabricante, quantos menos ciclos de recargas forem processados, maior será a duração da bateria de Ion de Lítio.



Outubro 06, 2013: Atualização ao artigo


O Leitor Michel Campillo contribui com um testemunho importante (pode ler-se mais abaixo nos comentários), e teste efetuado, que certamente pode ser de ajuda a outros leitores:

Antigamente, eu entrava no carro com o celular com bateria CHEIA, que ia se descarregando durante o dia.

Desde a minha postagem em Julho passado, usei muito o carregamento CONTÍNUO do meu celular no carro, ou seja: ligado permanentemente na tomada do carro.

O meu retorno é o seguinte: o carregamento CONTÍNUO do celular na tomada do meu carro DIMINUIU muito a vida útil da bateria. Hoje depois de 4 meses, a durabilidade da minha bateria está bem menor.

A explicação é aquela do número de ciclos de carga/recarga que configuram a vida útil da bateria.


michel.campillo.mobi




E que tal, experimente e comente, esta partilha é-lhe útil?


Sugestão de leitura: Como telefonar pelo Skype com Telefone Doméstico e sem estar ligado pelo Computador



DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    16 comentários

    1. Esse assunto é bastante polémico, ainda mais com um uso do celular em veículo com GPS ligado. No caso o carregamento da bateria se faz de maneira contínua, com o carregador ligado na tomada do carro.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Caro Michel Campillo obrigado pela partilha e ajuda.

        Eliminar
      2. Antigamente, eu entrava no carro com o celular com bateria CHEIA, que ia se descarregando durante o dia.

        Desde a minha postagem em julho passado (ver em cima), usei muito o carregamento CONTÍNUO do meu celular no carro, ou seja : ligado permanentemente na tomada do carro.

        O meu retorno é o seguinte: o carregamento CONTÍNUO do celular na tomada do meu carro DIMINUIU muito a vida útil da bateria. Hoje depois de 4 mêses, a durabilidade da minha bateria está bem menor.

        A explicação é aquela du número de ciclos de carga / recarga que configuram a vidaútil da bateria.

        Esta é a minha participação no assunto.

        (Favor corrigir o link da minha postagem do 03/06 em cima, obrigado).

        Eliminar
      3. Sr Campillo este Seu comentário é uma participação Importante, obrigado pela visita.

        Apreciei a visita pelo seu Website: http://michel.campillo.mobi/

        Eliminar
    2. Olá. Por acaso, ao recarregar uma bateria que esteja na metade da carga, ao completá-la não teria apenas meio ciclo sendo realizado? No caso das baterias de íons de lítio, se a vida útil for determinada por ciclos de recarga (independentemente do quantidade recarregada)e não pela recarga total ou parcial, até a afirmação do post poderia mudar de SIM, para TANTO FAZ. Realmente isso é polêmico e até hoje não vejo uma certeza sobre o assunto. Com todo o respeito ao autor.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Sem explicação para o sucedido, este comentário estava depositado na lista de Spam, e só hoje recebi a nota de verificação. Obrigado pela Visita e Comentário =)

        Eliminar
    3. Vale lembrar que em média as bateria tem capacidade para mais de 500 ciclos de carga, levando-se em consideração o calculo que vc não carrega seu celular TODO SANTO DIA , então tem-se uma vida útil de mais de 2 anos com a mesma bateria .... QUEM DIABOS FICA MAIS DE 2 ANOS com o mesmo celular com o nível de mudança de tecnologia que temos hoje ?

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Sem explicação, e à semelhança do comentário anterior, este comentário ficou depositado em Scam, e também sem qualquer motivo aparente, pois respeita todas as regras de boa conduta. Obrigado por contribuir com a Sua Opinião e Visita =)

        Eliminar
    4. Carregue sua bateria de ion litio todos as noites por mais de 8 horas e verá que ela viciara no mesmo jeito,precisando cada vez mais estar conectada ao carregador.
      A mesma coisa ocorre com as baterias de GPS e notebook,certo ?

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Sim, são diversos os tipos de aparelhos sustentados por bateria de ion lítio. Computadores, comandos de consolas de jogos, telefones, ... etc... Obrigado pelo comentário e visita.

        Eliminar
    5. É bem polêmico realmente este assunto, mas vejo lógica no que foi descrito neste post.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Caro Francisco, obrigado pelo comentário e visita.

        Eliminar
    6. William Haddad10/06/2013, 18:35:00

      isso é errado dizer pois a bateria do meu marcapasso nunca foi trocada então o ciclo dela é infinito

      ResponderEliminar
    7. cara,não viaja.. estamos falando de cel e não marcapasso....

      ResponderEliminar
    8. então se eu esperar descarregar total pra recarregar é melhor ?

      ResponderEliminar
    9. Oi, Alexandre!
      Até o momento não entendo pq não inventaram aparelhos que carregam com energia solar... Mas já inventaram com água. Veja só.
      Vou compartilhar o que aprendi sobre baterias de lítio e me corrija se alguma informação estiver ultrapassada.
      Os fabricantes recomendam calibrar a bateria a cada dois ou três meses. Isso significa deixar a bateria atinge 100% e, em seguida, cair para quase morrer. Só então é recarregado completamente.
      O calor encurta sua vida útil, então evite deixar os gadgets expostos ao sol ou mesmo dentro do carro em dia quente.
      Outra crença popular diz que para cuidar da bateria dos nossos dispositivos, que deve completar ciclos de carga. Ou seja, esperar por este para chegar a um percentual baixo e, em seguida, ligar o carregador. Com as baterias de lítio isso não é necessário. Nós podemos carregar de 20% para 70%, por exemplo, e isto não terá qualquer impacto sobre sua vida.
      Manter as baterias de lítio repetidamente em baixas percentagens só implica uma redução da sua vida e da sua capacidade máxima. Nunca é recomendado a queda de 5 % ou 10% de carga.
      Manter o carregador ligado quando a bateria está 100% carregada prejudica gravemente a saúde dele. Se você não pode evitar de deixar o seu dispositivo conectado à rede elétrica durante a noite, desligue-o.
      A crença popular é que o dispositivo requer uma carga inicial de oito horas, mas isso é um erro. Com baterias de lítio este costume não é apenas desnecessário, mas também prejudicial para a sua bateria.
      Espero ter contribuído!

      ResponderEliminar