post-edit

O que é um computador Barebone? E será uma boa compra?

O que é um computador Barebone? E será uma boa compra?
É frequente ler em websites para venda de produtos de Informática a etiqueta Barebone. Seja a apontar para computadores (notebooks, workstations, servidores, etc...) seja para acessórios.

A designação Barebone é atribuída para identificar um produto de "linha branca".

Quer isto dizer que, é um produto de fabrico económico, e que tem como finalidade explorar um determinado nicho de mercado, onde a importância do preço é um fator primordial para a opção de compra.

E tanto pode existir um Barebone produzido por uma marca completamente desconhecida, como por uma marca famosa.

Será o Barebone uma boa compra?

A discussão sobre a boa qualidade da matéria-prima aplicada num produto Barebone tem sido motivo de discussão e de alguma polémica, tanto entre os vendedores, como entre os consumidores.

Os termos de garantia poderão ser os mesmos que os atribuídos aos produtos ditos De Marca, muitas vezes, devido às leis em vigor no país onde o Barebone é colocado à venda.

O Tempo de Garantia apenas garante a cobertura do fabricante e ou comerciante sobre o produto, durante um determinado período de tempo, condicionado sobre  termos e clausulas.

Contudo, se os Barebones têm um preço de venda, destacadamente inferior, a um produto De Marca, alguma diferença tem que haver. Será que a diferença só existe na marca?

Só a unidade fabril, ou um técnico acreditado e especializado, pode ditar a grande verdade sobre a qualidade dos componentes aplicados, e se é igual e ou, em alguns casos, se são os mesmos que os instalados nas marcas ditas melhores.

Tudo o mais, é especulação e «verdades e inverdades», com mais ou menos lógica e «ilógica».

Como visa a otimização dos custos produtivos, e o consequente baixo preço final, geralmente os Barebones são vendidos, em grandes lotes (por atacado), para o comércio importador e revendedor, que fica com a opção de colocar a sua própria marca, e aplicar meios de marketing.

Há produtos onde a embalagem faz toda a diferença para a conquista do cliente.

Nem todas as lojas, disponibilizam a indicação imediata da sua «linha branca» para os olhos do consumidor. Em primeiro lugar, pode estar a interessar a venda de produtos onde a margem de lucro é superior.

Se é ou não uma boa compra, tudo depende da finalidade para a qual pretende o Barebone.

E se está em dúvida sobre a boa qualidade do mesmo, faça por exemplo, algumas perguntas a si próprio:

Que prejuízo me acarreta se ficar sem este aparelho daqui a 6 meses?

Será que compensa despender agora um preço de 1.500 neste dispositivo, quando pelo mesmo preço e tempo de garantia podia comprar 3 Barebones?

A durabilidade de um Barebone também depende em muito, do cuidado e da forma de uso, como acontece com todo o tipo de produtos.

Há Barebones que duram anos.

É de sublinhar que os termos sobre o Tempo de Garantia é um ponto que marca a diferença da boa compra.

Pondere a sua necessidade!

Se o core do tablet barebone xis, que tem o preço de 150, e aparentemente com as mesmas carateristicas, tem tão boas prestações quanto o core do galaxy que está à venda por 500... Ou a diferença está nos custos produtivos, e materiais aplicados, e tire daqui as devidas ilações de qualidade e prestações que pode vir a obter do aparelho. Ou o vendedor do galaxy, seja no fabricante ou no comerciante, está a praticar margens de lucro abusivas.


Encontra em locais da especialidade, websites e fóruns, imensa informação e opiniões sobre este assunto, contudo, a pretensão deste artigo é esclarecer o leitor de uma forma simples, apanágio do atalho xis, sobre esta designação do que é um Barebone.


E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?


Sugestão de leitura:
2 dicas para a compra de aparelhos tecnológicos mais baratos e novos.




DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    0 comentários