post-edit

Melhorar desempenho do PC configurando o WS

Melhorar desempenho do PC configurando o WS
Uma boa dica para melhorar desempenho do PC, e sistema operativo, é disponibilizar memória RAM e potência de CPU, para a execução dos programas e arquivos utilizados com maior frequência.

Icon Windows Search
O Windows Search (WS), reconhecido no Windows Xp e Windows Server 2003 por WDS (Windows Desktop Search), é um serviço de pesquisa que, funcionando em segundo plano, prepara um índice, uma lista, das etiquetas, nomes e conteúdos dos arquivos, existentes no computador e em unidades de armazenamento externas interligadas com o PC (computador pessoal), tornando mais rápida a consulta pelos ficheiros e pastas.

Em exemplo: catalogação de aplicativos, documentos, mensagens de email, músicas, vídeos, entre outros.

A indexação inicia com o arranque do sistema operativo, e pode demorar horas a ser processada, dependendo do tipo de dados e da quantidade de arquivos.

Janela de pesquisa
Se por um lado esta indexação é uma vantagem que agiliza a pesquisa de arquivos, é também uma desvantagem pelo peso que importa sobre a RAM (memória temporária de dados utilizados por aplicações em execução) e o CPU («cérebro do computador», processador, que executa instruções extraídas da RAM, realiza cálculos aritméticos, de lógica, entre outros).



O que é mais importante para o seu PC?


Se não faz uma utilização recorrente da Pesquisa do Windows, do tipo todos os dias, recomendo que desligue o Windows Search. E assim liberta memória e potência de CPU, em vantagem de melhorar desempenho do PC para a execução dos programas e arquivos que mais utiliza.

E o que acontece com o funcionamento do PC sem o Windows Search a funcionar? Pode ocasionar danos?


Desligar o Windows Search não provoca qualquer dano no sistema. Simplesmente fica com o Windows Search desligado.

É igual a desligar a ficha da torradeira da tomada elétrica, pode clicar à vontade no botão de On/Off que ela não fará nada.

Em contrapartida, vai melhorar desempenho do PC, e os programas instalados ficam mais ágeis. Contribuindo para um aumento da produtividade do trabalho ao computador.



Desativar Windows Search para melhorar desempenho do PC



São dois passos para desativar o Windows Search para melhorar desempenho do PC: Remoção dos ficheiros indexados em RAM, e parar e desativar o serviço WS.

Antes de iniciar o processo, recomendo que salve os trabalhos que tem em execução, guarde esta página nos favoritos do navegador (atalho  Ctrl+D ) para retomar este procedimento passo-a-passo, e reinicie o PC.




 passo 1   Remoção da RAM os ficheiros indexados


 Apontamento importante 
Pode acontecer que ao desativar a indexação de ficheiros de unidade de armazenamento, indicada neste passo 1, alguns programas fiquem um pouco mais lentos no arranque. A acontecer, será só no arranque, porque em funcionamento ficam mais produtivos. Não significa que aconteça, mas pode acontecer. Se preferir, salte para o passo 2.



atalho Win+E
- Pressione o atalho com as teclas Win+E para executar o Explorer




- Localize o disco onde está instalado o sistema operativo, clique com o botão direito do rato sobre «o disco», e selecione a opção Propriedades


Explorer em Meu computador
(clique sobre as imagens para uma melhor visualização)

- Selecione a aba Geral, localizada ao fundo da janela desmarque a caixa Permitir que os ficheiros desta unidade tenham conteúdos indexados..., e clique sobre o botão Aplicar;

- Em seguida, na janela que surge, selecione a 2ª opção Aplicar as alterações à unidade..., subpastas e ficheiros, e clique o botão OK


Propriedades de disco, aba  Geral

Eventualmente, também poderão surgir estas janelas:

Aviso fornecer permissão de Administrador
Clique o botão Continuar para fornecer permissão de administrador, e sobre o botão Ignorar tudo para prosseguir com o processo em curso

a processar

Este processo pode demorar vários minutos (neste PC demorou cerca de 20 minutos). Aguarde até que a janela Propriedades do disco feche.

- Repita o procedimento anterior (Sel. Unidade Disco> Propriedades > desmarque a caixa Permita...,) para os restantes discos e ou partições existentes no PC.



 passo 2   Parar e desativar o Windows Search


atalho Win+R
- Pressione o atalho com as teclas Win+R para aceder ao aplicativo Executar




- No campo Abrir escreva o comando  services.msc , e clique o botão OK


programa executar

- Navegue até a linha Windows Search, clique com o botão direito do rato sobre o link Windows Search, e selecione Propriedades

Aplicativo serviços do windows
(clique sobre as imagens para uma melhor visualização)

- Selecione a aba Geral, e ATENÇÃO, se o Estado do serviço está em modo Execução \ Ativo \ A Correr, clique o botão Parar.

No campo Tipo de arranque desative o Windows Search selecionando a opção Desativado. E clique o botão OK.



- Reinicie o PC.



Como ativar \ reativar Windows Search



- Execute o passo 2, e nas Propriedades de Windows Search, no campo Tipo de arranque ative o Windows Search selecionando a opção Automático. Clique o botão Aplicar, e o botão OK.

- Execute o passo 1, marcando a caixa Permitir que os ficheiros desta unidade tenham conteúdos indexados... para os discos e partições existentes no PC.

- Reinicie o PC.




E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?



Sugestão de leitura:

DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    1 comentários

    1. Como corrigir o seguinte problema: "PERMISSÕES INCORRETAS EM DIRETÓRIOS WINDOWS SEARCH". Sistema operacional WINDOWS 7.
      jrefletindo@gmail.com

      ResponderEliminar