post-edit

O melhor sistema operativo para PC

O melhor sistema operativo para PC
Tem a certeza de que utiliza o melhor sistema operativo, o mais adequado ao que realmente precisa de um PC? Qual o melhor sistema operativo? Android? Linux? Mac? Windows?

Há quem escreva de que o PC tem os dias contados, pelo aparecimento e sofisticação do Tablet e do Smartphone. Discordo!

Em minha opinião, o conceito de PC está a expandir com o surgimento de novos tipos de aparelhos informáticos.



Mas afinal, o que é um PC?


PC é a abreviatura para Computador Pessoal (Personal Computer), um dispositivo informático de dimensões com acesso fácil para a utilização pessoal, seja profissional e ou doméstica:
  • PC de secretária - Desktop;
  • PC portátil - Notebook, Laptop, Tablet;
  • PC de bolso - Smartphone;
  • PC de multimedia - Smart-TV;
  • Entre outros.




Sistema operativo

Para que serve o Sistema Operativo?


Sistema operativo, sistema operacional, (OS – Operating System), é o programa informático que inicia com o arranque do PC, composto por um conjunto de outros programas e processos, que funcionando num segundo plano, gerenciam e instruem os componentes e periféricos do PC (cpu, ram, disco, impressora, teclado, etc…), e o software instalado (navegador de internet, editor de texto, leitor de música, etc…), a funcionar mediante as ordens do utilizador.

- O PC não pensa, processa!

Os sistemas mais populares são o Android da empresa Google, o Linux, o Macintosh da empresa Apple, e o Windows da empresa Microsoft. De apontar que o Linux OS respeita uma licença de distribuição e de utilização livre, e é desenvolvido pelos utilizadores. O Android tem por base o núcleo do sistema Linux, e apesar de ser propriedade empresarial privada, é um sistema aberto ao desenvolvimento por entusiastas.


De ressalvar que, o conceito de ser o mais popular não significa que seja igual a ser necessariamente o melhor.



Enquanto utilizador de um PC, e assim num primeiro relance, o que é que eu quero de um sistema operativo?


O que é que eu quero de um sistema operativo?
- Que não avarie!
- Que seja eficiente a executar as tarefas!
- Que acarrete um mínimo de custos!
- Que seja fácil de utilizar!
- Que seja compatível com as ferramentas que preciso!





Qual o melhor sistema operativo para PC?



Qual o melhor sistema operativo para PC?


Suponha de que está para comprar um PC, ou está com ideias de formatar o  PC, será viável colocar-se perante a questão sobre qual o melhor sistema operativo com os requisitos essenciais para o que precisa do PC.

Uma boa ajuda de decisão, pode ser a realização de uma tabela que avalie, e identifique, o que para si é realmente importante num PC.


Qual é para o seu caso, o melhor sistema operativo.


Na tabela afixada em cima, estão atribuídos pesos e variáveis concordantes com o que será o consenso entre a generalidade dos utilizadores dos 4 sistemas apontados.
Sugestão

Conjugou-se o valor do conceito de análise simplista e superficial (imparcial e não publicitária), no âmbito da perspetiva do lado do utilizador, e não reflete uma análise tecnicista aprofundada.

 Desta análise resulta que, o sistema operativo Windows destaca-se como o melhor sistema operativo para PC.


█  Pesos

- 3 pontos: nota mais alta;
- 2 pontos: nota mediana;
- 1 ponto: nota mais baixa.


█  Variáveis

 P   Preço: A avaliação é efetuada pelo custo necessário para poder utilizar o sistema operativo. No caso do Mac OS, apesar do software em si ter um preço mais reduzido que o Windows OS, precisa de possuir o hardware específico, que tem um custo mais elevado;

 C   Compatibilidade: Tem em conta a compatibilidade pelo número de utilizadores do mesmo sistema, disponibilidade e compatibilidade de software e hardware, e possibilidade de compatibilidade entre sistemas diferentes;

 I   Intuitividade: Facilidade de manuseio, interface intuitiva, desenvoltura, versatilidade do sistema operativo, e requisitos de conhecimentos técnicos;

 G   Grafismo: O aspeto gráfico, «os olhos também comem», a disposição dos ícones, menus, cores, janelas, e personalização dos temas e estilos.

 S   Suporte: Apoio ao utilizador, atualizações, disponibilidade e facilidade para a correção de erros.


█  Apontamentos relevantes

- O peso atribuido a cada variável foi ponderado pelas opiniões pessoais de um programador informático e dois técnicos de software e hardware, tendo por base experiências comuns recolhidas entre utilizadores. Suponha que a variável preço não é importante para o seu caso, então esta variável pode perder peso na avaliação, do que para si, pode ser o melhor sistema operativo para PC;

- O custo de compra de software compatível para cada sistema, poderia ser uma variável a considerar na tabela. Contudo, de realçar de que existe múltiplo software com licença de uso livre, para os 4 sistemas em análise.



Recomendação importante

Recomendação:


Pelo fato de se tratar de um PC - Computador pessoal, e contrariando a tabela anterior, onde se efetuou a análise de opinião geral entre utilizadores, a análise e escolha do melhor PC, e do melhor sistema operativo, deve ser um processo individual, tendo em conta os pesos e as variáveis que medem as necessidades sobre o que cada utilizador precisa realmente do PC.




Resumo de opinião geral entre utilizadores:

Android
Mais utilizado em Smartphone e Tablet, também pode estar instalado em Smart-TV, PC de secretária, entre outros. Por ser um sistema com código aberto, permite o desenvolvimento e personalização de aplicativos pelos entusiastas. Leve e intuitivo. 

Linux
Reconhecido por ser o sistema operativo grátis, em código aberto e livre. É o ideal para os amantes por tecnologia, personalizavel e desenvolvido pelos utilizadores. Não é indicado para jogos que «puxam pela máquina».

Mac
Sofisticado, e distingue-se por possuir a interface bastante intuitiva. Uma carateristica que ressalta na opinião dos utilizadores, é o exemplo da facilidade na instalação de software, em que basta arrastar o programa para a Secretária do PC (desktop), e está pronto para utilizar. Se é apreciador de jogos no PC, este não é um sistema que interesse. O Mac OS necessita de hardware especifico.

Windows
É o sistema operativo mais utilizado em todo o mundo. Facilidade de uso, intuitivo, e compatibilidade. É raro o software que não é projetado e desenvolvido para ter uso em Windows. Para os jogos no PC, este é o sistema operativo ideal. Pode ser instalado em qualquer «máquina», desde que respeite um conjunto de requisitos mínimos.



De acrescentar que, mesmo que x ou y seja popularizado como o melhor sistema operativo para PC, a certeza é a de que nenhum sistema operativo é infalivel a erros!




E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?



Sugestão de leitura:

DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    2 comentários

    1. Muito bom artigo ,mas tenho de discordar em parte .para mim os melhores sistemas operacionais sao linux.reparo computadore e sei do que falo.linux e instalavel em qualquer maquina sem ser preciso drivers.no windows se for um pc com alguns anos e preciso horas para o colocar a funcionar correctamente.isto quando e possivel instalar o que muitas vezes nao acontece.em termos de requesitos nem se fala qualquer linux trabalha bem ate com 1gb ram ou menos .no windows e preciso no minimo 2 gb.e nos processadores ainda e pior.se nao tiver 2000 ou mais nem se mexe.no linux ate com 1400 tem um bom desempenho.poderia continuar com outros pormenores tecnicos como testes de desempenho.ventilacao e sobre aquecimento e nesses quesitos linux esmaga o windows.para teminar diria que windows e prosa e linux e poesia.o ideal e ter os dois.eu pessoalmente forever LINUX.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. linux também pode correr jogos bastante bem...

        Eliminar