post-edit

Atalho para salvar filho do perigo na Internet

Atalho para salvar filho do perigo na Internet
Sugestão de atalho para salvar o filho do perigo na Internet. O filho com 6 anos já sabe ir à Internet... Wow (vulgo uau) isso é fantástico! Provavelmente é uma criança sobre-dotada com talentos só ao alcance dos génios.

Ou então, até que nem por isso.

A Internet é um mundo novo, é um planeta intrigante em mutação segundo após segundo.

E tem tanto de maravilhoso quanto tem de perigoso. Esta é uma certeza imutável.

Circular na Internet é como caminhar em plena cidade com mais de 1 milhão de pessoas em constante movimento, por exemplo Nova Iorque, ou Rio de Janeiro, ou Buenos Aires, ou Cidade do México, ou Luanda...

Nós adultos, tenha sido por experiencia própria, ou por alerta dos nossos pais, aprendemos de que circular na grande cidade exige prevenção. A ocorrência de um assalto, de um atropelamento, de um rapto, da abordagem de um estranho mal intencionado, parece ser quase tão banal quanto a vontade de parar para comer um hot-dog.

Deve ser por isso que quando saimos à rua com o filho, temos o cuidado de segurar a mão dele, e de estar sempre alerta, para o manter afastado dos perigos.

Sendo assim, volto a repetir o paragrafo lá de trás:

Circular na Internet é como caminhar em plena cidade de Nova Iorque, ou Rio de Janeiro, ou Buenos Aires, ou Cidade do México, ou Luanda...

- Quando o seu filho circula na grande cidade, costuma ficar de olho para prevenir contra os perigos?

- E quando o seu filho caminha pela Internet?

Não estou a sugerir proibição, antes sim Responsabilização.

E já que estamos numa de abordar sobre o assunto de as Crianças e a Internet:

- Porque é que o filho de 10 anos tem um perfil na rede social Facebook, quando a utilização desta é para utilizadores com idade superior a 13 anos?

'' Registo e segurança de conta
... Eis alguns compromissos que assumes para connosco relativamente ao registo e à manutenção da segurança da tua conta: ... 5. Não utilizarás o Facebook se tiveres menos de 13 anos... "



O filho é seu, deduz-se de que você é o mais interessado em o manter alertado e afastado dos perigos, seja a circular pela Internet, seja a caminhar na grande cidade.

Não é minha atenção provocar o panico, ou ser rude com este tema. Infelizmente os perigos na Internet que focam o alvo nos utilizadores mais novos, são bem reais, ocorrem de minuto em minuto, e este tipo de perigo iminente não acontece só na casa dos outros.

Não é porque o filho está dentro de casa que está a salvo! Faça como quando saem para caminhar na grande cidade, fique de olho sobre a utilização que ele faz na Internet.

E se for de ajuda, veja como pode verificar o histórico de navegação na Internet:








E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?


Sugestão de leitura:



DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    0 comentários