post-edit

Recuperar Pc Windows, protegido agora mesmo!

Recuperar Windows

A falta de metodo para recuperar o Windows, e a prática incorreta sobre backup regular, proporcionou-me a experiência do que é a perda de informação. 

Dias antes de confrontar a nada agradável experiência que é a perda de informação, tinha lido sobre um tal de ligeiro tropeço informático que formatou e limpou tudo o que era Pc existente numa Universidade (noticia: abertoatedemadrugada.com), e ainda recordo o pensamento espontâneo: - Que tamanha irresponsabilidade!!!... Oh yeah... A irresponsabilidade...
Irresponsabilidade!!!

... Alguns dias depois utilizo CLEAN no campo errado... e alcanço a proeza de limpar 2 HD's sem hipotese para recuperar. Apontamentos, Conhecimento, Contatos, Sebentas, Projetos, Multimedia... com mais de 15 anos. 

Well done champion!


A irresponsabilidade não está no comando errado, pois todos estamos sujeitos à queda do café na motherboard, a irresponsabilidade é o não estar salvaguardado com práticas e dispositivos que permitiriam o recuperar dos dados e o reparar do sistema, sem qualquer preocupação anormal.

Não existe um único sistema informático imune à falha e à avaria,  seja o Pc Portatil Laptop, o Pc Smartphone, o Pc Tablet, o Pc Desktop, ou outro.

Não há como escapar! Num minuto funciona 100% e no minuto seguinte o Pc desligou e não reinicia.

Em definição sumária, a Unidade Recuperar é um disco preparado com um sistema de recuperação e de arranque do Windows, capaz de reparar erros no Pc, mesmo que este não apresente sinal de vida.

Até pode servir para reparar um outro Pc diferente daquele em que foi criada, e com especificações de sistema operativo e de hardware iguais, mas a boa prática é de que cada Pc tenha a sua própria Unidade Recuperar.

Ao utilizar a Unidade Recuperar para reparar o Pc, está a recuperar o sistema operativo pelas definições personalizadas até à data em que foi criada essa Unidade Recuperar.

- Não é como usar o disco de restauro fornecido pelo fabricante do Pc, que restaura o Pc com as configurações de fabrico, como quando ligou o Pc pela primeira vez!


RecoveryDrive.exe icon
RecoveryDrive.exe é o aplicativo incluso no Windows que cria a Unidade de Recuperar num suporte de armazenamento (Pen drive, Dvd, CD, ou outro), e está armazenado na pasta de sistema System32.



Criar a Unidade Recuperar


  • Tem que estar em sessão de Conta de utilizador com privilégios de Administrador do sistema operativo;
  • Para preparar a Unidade Recuperar, é exigido um disco limpo, sem dados. O disco será formatado pelo RecoveryDrive;
  • Conete \ ligue \ plug no Pc o dispositivo de armazenamento onde pretende criar a Unidade Recuperar, por exemplo um disco Pen Drive;
  • Pressione as teclas de atalho Win+R para iniciar a ferramenta Executar (Run);
  • No campo Abrir escreva o comando RecoveryDrive.exe , e clique o botão Ok  para executar o respetivo aplicativo:

Wr Executar RecoveryDrive.exe


Deste Pc gravei em Pen Drive inscrito com o modelo do Pc, e copiei backup num outro disco de segurança... Paranóia de informático?!? Apelide do que quizer, o que eu sei é que não quero o voltar a perder informação.


  • Clique o botão Seguinte para iniciar o processo de criar a Unidade Recuperar. E aguarde alguns segundos até ser reconhecido o dispositivo de armazenamento que já conetou ao Pc
Recuperar Windows - Iniciar processo RecoveryDrive

Recuperar Windows - A reconhecer dispositivo amovivel de armazenamento

  • Confirme o dispositivo amovivel onde é criada a Unidade Recuperar, e dê seguimento ao processo com o clique sobre o botão Seguinte
Recuperar Windows - Selecionar dispositivo amovivel de armazenamento

  • Clique o botão Criar para construir a Unidade Recuperar. E aguarde até que o dispositivo amovivel de armazenamento fique formatado e preparado como Unidade Recuperar
Recuperar Windows - Criar Unidade Recuperar

Recuperar Windows - A formatar e preparar a Unidade Recuperar

  • Unidade Recuperar pronta!  Clique o botão Concluir para finalizar o processo
Recuperar Windows - Unidade Recuperar preparada!



  • Retire do Pc o disco Pen Drive, que é agora a Unidade Recuperar do Pc

Recuperar Windows - Pen Drive
 Uma boa ideia é que coloque a Unidade Recuperar num local fácil de lembrar e de aceder, em plantão para sempre que necessita. O que tanto pode acontecer já, no próximo minuto, ou nos próximos 3 anos.


E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?

DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    0 comentários