post-edit

Abrir arquivo rar, abrir arquivo iso, zip, 7z, tar, wim, xar, cab, e outros

Abrir arquivo rar, abrir arquivo iso, zip, 7z, arj, tar, wim, xar, cab, e outros
Para abrir arquivo rar, abrir arquivo iso, abrir arquivo zip, 7z, tar, wim, cab, e outros. É uma ferramenta indispensável no Pc!

Pode acontecer que o utilizador fique perdido, assim do género «à toa», sobre como abrir um tipo de ficheiro que recebeu anexo num email. Aliando a legitima desconfiança do será que abro este arquivo rar? será que elimino?, pela eventualidade da existencia de um qualquer virus ansioso para atacar o primeiro Pc que surge pela frente.

Abrir arquivo rar, o que é arquivo rar? zip? iso? 7z? ...? 

O arquivo rar, iso, 7z, tar, wim, xar, cab, ou com outro tipo de extensão sobre compressão de arquivos, é geralmente reconhecido pelo termo informático de Arquivo Compactado, por Arquivo Comprimido, por Arquivo Zipado (quando com extensão zip).

Caixa com objetos arrumados de forma compacta
Posso comparar o arquivo comprimido, a uma caixa, onde são colocados um ou mais objetos, arrumados de uma determinada forma o mais compacta possivel e sem danificar, em que o principal objetivo é de que esses mesmos objetos fiquem a ocupar menor espaço do que aquele que ocupavam quando estavam dispostos «cada um por si» fora da caixa.

Executar o procedimento informático de  compressão de arquivos, tem por finalidade minimizar o tamanho dos mesmos, e sem perder nenhuma qualidade como antes de ser compactado.

Descomprimir um arquivo, abrir arquivo rar, zip, iso... é o procedimento inverso à compressão do ficheiro, isto é, é o abrir a caixa e retirar os objetos lá existentes para fora da caixa.

Em exemplo, a compressão de arquivos:
- Facilita no envio e na recepção por e ou para Internet (email, upload, download, backup, ou outro);
- Possibilita o recuperar de espaço de armazenamento num disco;
- Apoia na prevenção e deteção contra malware oculto em transferencias de arquivos para o Pc, não só com origem na Internet, mas também vindos por dispositivos de troca de dados (pen-drive, dvd, cd, rede privada, ou outro);
- Bastante utilizado em processos de Cópias de segurança e de arquivo.



Suponha que tem um arquivo com o nome ficheiro.bmp que ocupa um espaço de 5,93 MB (Megabytes).

arquivo .7z

Se executar sobre este ficheiro o procedimento de compressão, por exemplo para ficheiro.7z (ou para .rar, .zip, etecetera...), pode conseguir que o mesmo fique a ocupar um tamanho  em disco de 2,10 MB.

Zipar o ficheiro...

é comprimir o ficheiro.bmp para dentro do arquivo ficheiro.zip.


Porta-retrato
Quiçá possa ser de boa ajuda no envio de videos ou no envio de fotos por email para aquele familiar distante,  e sem perder a qualidade original da foto . A exemplo, deveras importante para imprimir em papel fotografia, e colocar num porta-retratos.

A utilização de ficheiros compactados anexo em email, tem também o intuito de facilitar para que o envio e recepção seja processado com melhor fluidez e maior rapidez.

Sabia que o envio de um email com tamanho superior a 10 MB está bloqueado pela larga maioria dos provedores de correio electrónico?


Uma boa sugestão para o envio e recepção de arquivos com tamanho grande, mantendo a modalidade de serviço sem despesa para o utilizador, como num email, é a partilha de link com o recurso ao uso por Cloud, a Nuvem, um disco online.



- Como abrir arquivo rar? zip? iso? 7z? ...?
- Como fazer arquivo rar? zip? iso? 7z? ...? 


Abrir arquivo rar, zip, iso... Isto é, Para criar ou abrir um arquivo comprimido necessita de um programa especifico. Não importa nem a marca nem o modelo, é uma ferramenta indispensável para ter instalado no Pc!

No Windows está incluída uma ferramenta para compactar \ descompactar arquivos com a extensão .zip.

No Windows enviar para pasta zip
(Clique com o botão direito do mouse sobre o ficheiro selecionado, e execute a função Enviar para > Pasta comprimida)


Mas... Quero mais!...

Abrir arquivo rar, abrir arquivo iso, zip, 7z, tar, wim, xar, cab, e outros.


7-Zip

A ferramenta 7-Zip



- Mesmo sendo uma ferramenta indispensável no Pc, se for de custo grátis para o utilizador, o aplicativo completo e sem limitações, simples de usar, e de funcionamento eficaz, tanto melhor!

O 7-Zip é um excelente e completo aplicativo compactador | descompactador de arquivos, eficiente, fácil de utilizar, e multi-formato.

7-Zip formatos para compactar
- Compacta para as extensões 7Z, BZ2, GZ, TAR, WIM, XZ, ZIP;
- Descompacta para as extensões 7Z, BZ2, GZ, TAR, WIM, XZ, ZIP, RJ, CAB, CHM, CPIO, CramFS, DEB, DMG, FAT, HFS, ISO, LZH, LZMA, MBR, MSI, NSIS, NTFS, RAR, RPM, SquashFS, UDF, VHD, WIM, XAR e Z;
- Dispoe de atalhos por Menu de Contexto;



- De destacar o eficiente Gestor de ficheiros, com a interface fácil de usar, e com «tudo à mão».

Gestor de ficheiros 7-Zip


Transferir direto do wesite oficial 7-zip



  • Pela Internet existe uma diversidade de compactadores de arquivos, uns pagos, outros de utilização livre, e também existem os que oferecem «mundos e fundos» com o intuito transviado para instalar spyware (espiar o Pc, e roubar informação).
  • Uma principal carateristica que diferencia o software compactador, e os formatos extensões (.iso, .rar, .7z, ...), é a taxa de compressão. Até que minimo proporcional a ferramenta consegue comprimir o tamanho de ocupação dos arquivos em disco, mantendo intacta a respetiva integridade e qualidades dos ficheiros.


E que tal, experimente e comente, este atalho é-lhe útil?


DEIXE COMENTÁRIO

  • Apontamento:
  • - Não sou imune ao erro, desconhecimento, nem dono da verdade. Pode remeter sugestão e ou reclamar;
  • - Quero responder a todos os comentários. Nem sempre é possível em tempo útil;
  • - Até já :)
  • ► Facebook:

    ► Blogger:

    0 comentários